domingo, 12 de abril de 2009

"MINHAS PALAVRAS PREFERIDAS"


Como já disse em outro post, eu ando pra lá de metalingüística.

Escrever sobre a escrita tem sido uma constante, mesmo em textos ainda não publicados por aqui.

Ando pensando demais sobre as palavras também, minha grande paixão.
Sobre a cor, o sabor e o cheiro de cada uma. Sobre a forma como são ditas... Causando algumas vezes, o seu efeito desejado... E outras vezes... Um desentendimento inesperado!

De um modo geral, no dia a dia, usamos as palavras sem pensar demais sobre elas– possuímos um vocabulário padrão (e de um modo geral, restrito) e fazemos pequenas alterações de acordo com o assunto e o interlocutor.

A não ser os mais pedantes, que encontram nas palavras uma forma de sobressaírem-se, os demais encaram as palavras de forma absolutamente utilitarista: como uma ferramenta para se comunicarem, única e exclusivamente. Ninguém pensa demais sobre cada uma delas.

Às vezes me acontece uma coisa: algumas palavras que eu ouço, mesmo inseridas em contextos ou conversas mais banais, ficam reverberando dentro de mim. Às vezes elas tomam grandes proporções e destacam-se muito mais do que o próprio sentido da frase ou da conversa.

Por isso, resolvi criar aqui no BLOG uma sessão chamada “Minhas Palavras Preferidas”. Dessa forma, vou poder, de quando em quando, homenagear as minhas palavras mais queridas.

Para começar, uma palavra que eu adoro, tanto pela sua sonoridade, quanto pelo seu significado. É uma palavra doce, que me seduz talvez (putz, é difícil explicar uma palavra com outras palavras!) porque remete a um “deslumbramento delicado”.

Enfim, não sei se me fiz entender (essas coisas só se entendem com a emoção, caso alguém ainda esteja procurando entender com o cérebro, aviso: este não é o caminho), mas quando penso em minhas palavras preferidas, essa é a primeira que me vem à mente:

ENCANTO

Segundo o Dicionário Aurélio:

Encanto. [Dev. de encantar.] S. m. 1. Coisa que delicia, enleva, encanta. 2. V. encantamento.

Origem? Latim!

Canto, canção, encanto, encantamento...

Um comentário:

  1. Quantas idéias nessa cabecinha! Que você adora palavras e livros, sei desde que você começou falar...e escrever. Mamma coruja

    ResponderExcluir